quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Mikel Arteta e o Jogo de Posição(Totó?)

 Fala meus queridos, tudo joia?

Hoje eu gostaria de trazer algumas reflexões sobre o polemico, no Brasil, Jogo de Posição. Afinal de contas, é ou não é Totó?

Vamos destrinchar um pouco alguns conceitos e aplicabilidades praticas.

 


Uma das ideias básicas do JdP é criar vantagens sobre o adversário, uma delas é a vantagem posicional, que visa distribuir os jogadores de seu time de uma determinada forma, explorando os espaços do campo e criando perigo de ataque.

 

É claro que o posicionamento do adversário é importante também e dentro desse contexto o Arsenal de Mikel Arteta posicionou a sua equipe da seguinte forma para enfrentar o Man United.

 


Vejam que nesses momentos específicos a estrutura fica até um pouco torta, fugindo da "perfeitinha" que foi desenhada no quadro tático. O jogo é dinâmico e a estrutura coletiva precisa se adaptar a esse dinamismo, ainda respeitando os princípios de gerar vantagens.

 



Mas ainda assim, se movimentar dois passos para lá ou para cá não torna o seu time perigo num cenário competitivo. Isso seria um totó com jogo de cintura. É necessário mais dinâmicas para tornar um time campeão. 

Então vamos mais a fundo para ver qual dinâmica Arteta utilizou para sair da pressão e construir nesse embate.

Notem como uma simples troca de posição entre Xhaka(34) e Zinchenko(35) provocou espaços para o Arsenal progredir em campo.



 

Nessa ultima imagem vemos como o Arsenal continuou mantendo a sua estrutura coletiva e permitiu posicionar seus quatro jogadores de frente dentro do bloco do United, descansando eles para quando a bola chegar.

 


Finalizo trazendo uma máxima dita por Cruyff "Jogar futebol é muito simples, mas jogar futebol simples é a coisa mais difícil que existe".

Se você gostou, manda pra quem quiser e fala que é nós!

Um abraço e um café do Caneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário